JOIA PITA
lírio-do-brejo
O lírio-do-brejo é uma planta invasora, se alastra e se reproduz com muita facilidade, forma touceiras com a raízes entrelaçadas e fortes em lugares quentes e úmidos, como o brejo, por isso seu nome ou em qualquer terreno úmido, de baixada, até mesmo em áreas degradadas, na beira dos rios, lagoas, espelho d'água ou até na beira da estrada podemos encontrá-la.
Ela é também uma panc, (planta alimentícia não convencional) podendo ser consumido suas flores e raízes.
Com folhas lisas e brilhantes em forma de lança pendem em dupla dispostas alternadamente, a inflorescência surge no final da aste com seis a doze flores brancas muito perfumadas. De cada botão, centenas de flores podem aparecer no período de seis semanas.
Como é uma planta invasora, agressiva, as suas touceiras, densas acabam abafando e afastando outras plantas nativas, não adianta cortar, o rizoma continua se reproduzindo e se reproduzindo.
Além de comer as flores cruas, pode ser comido suas raízes, também conhecida por gengibre branco, pela semelhança. E essa raíz é muito rica em amido e quando transformado em polvilho pode ser usado como farinha para muitas receitas.
Seu chá é muito usado como anti-inflamatório e para acabar com a tosse.
O lírio-do-brejo é muito usado como analgésico, anti-inflamatório, para aliviar gases, mau estar gástrico, dor no estomago, e na prevenção de câncer. Uma famacinha no meio do brejo.
A fibra dessa planta me surpreendeu. Trabalhei com sua planta antes mesmo de a ter conhecido na natureza, com uma fibra ja preparada que pude usar do ateliê de fibras.
É uma fibra mais escura, mais comprida do que as outras em que ja havia trabalhado, mas conforme fui moldando e sentindo vi quão bonita também era.
Fácil de moldar, com um resultado bem uniforme e com uma coloração mais escura, e quando seca mais acinzentada, como nas peças prontas, que ficaram bem regulares.
Nome cientifico: Convallaria majalis
Nomes populares: lírio-do-brejo, convalária, lírio-convale, lírio-de-maio, lírio-do-vale
Família: Ruscaceae
Categoria: Bulbosas, Flores perenes, medicinal
Clima: mediterrâneo, subtropical, temperado
Origem: ásia, europa
Altura: 0.1 a 0.3 metros
Luminosidade: luz difusa, meia sombra
Cliclo de vida: perene