top of page

cozimento

Depois da planta ter ficado de molho é a hora de cozinhar.

O tamanho da panela vai de acordo com o tanto de planta, mas de qualquer forma ela precisa ser de inox, para não haver nenhuma interferência do material da panela nesse momento.

O tanto de água em relação à planta, ou a fibra é de forma que eu consiga mexer com uma colher de pau, sem que esteja pesado para mexer (pouca água), e nem muito leve (muita água). É como cozinhar uma sopa e saber se precisa de mais ou menos caldo.

Ainda com a água fria adiciono soda cáustica na panela também, ela vai auxiliar e acelerar o processo que separa a fibra de celulose da lignina, e outros compostos orgânicos que fazem parte da planta e que serão eliminado nesse processo de cozimento.

Quando inicia a fervura começo a contar o tempo., 2 horas cozinhando.

Planta cozida, deixo a panela esfriar.

Depois então é necessário separar a planta/fibra da água sem descartar a água, é preciso neutralizar esta água do cozimento que está com soda, portanto alcalina, para só depois então fazer o descarte corretamente.

(Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino. Um pH de 7 é neutro, que não é nem ácido ou básico.) Para isso utilizo uma fita indicadora de pH.

Preciso também lavar essa planta que foi cozida, pois ela também está com essa água de soda.

InShot_20210908_043348483_edited.jpg
InShot_20210908_043348483_edited.jpg
InShot_20210908_043348483_edited.jpg
bottom of page